A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a 15ª Operação de Repressão Qualificada de 2024, intitulada "SOBEJO II". A ação, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), é coordenada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), uma das unidades do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).
A operação tem como objetivo esclarecer homicídios relacionados à chacina ocorrida no bairro Tabatinga, em Camaragibe, no dia 15 de setembro de 2023.
Sete mandados cumpridos em três cidades
Nesta quarta-feira, as forças de segurança cumprem sete mandados de busca e apreensão domiciliar nos municípios de Camaragibe, São Lourenço da Mata (PE) e Maragogi (AL). As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Primeira Vara Criminal da Comarca de Camaragibe.
A operação mobilizou 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, além de contar com o apoio da Polícia Civil de Alagoas nas investigações.
Relembre o caso: chacina em Tabatinga
O crime investigado teve início no dia 14 de setembro de 2023, quando os policiais militares Eduardo Roque Barbosa de Santana, 33 anos, e o cabo Rodolfo José da Silva, 38 anos, foram assassinados a tiros no bairro de Tabatinga, em Camaragibe.
O autor dos disparos, identificado como Alex da Silva Barbosa, 33 anos, era vigilante e também baleou a vizinha Ana Letícia Carias da Silva, 19 anos, que estava grávida.
Ana Letícia permaneceu internada por mais de um mês no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu em 21 de outubro de 2023. Sua filha, Ana Vitória, nasceu de forma prematura no Hospital da Restauração (HR).
A operação "SOBEJO II" busca identificar e prender os envolvidos nos homicídios, além de reunir provas essenciais para o desfecho da investigação. A Polícia Civil segue com as diligências para garantir o esclarecimento total do crime e a responsabilização dos culpados.