Nesta quarta-feira (30), 140 idosos das cidades de Pombos e Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, participarão de um momento histórico e emocionante: pela primeira vez na vida, conhecerão um hotel. A ocasião será celebrada com a Festa da Celebração da Vida, realizada no Hotel Fazenda Viver, no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife.
A ação é promovida pela ONG Giral, por meio dos projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem, que têm como objetivo promover o bem-estar, a inclusão social e o envelhecimento ativo de homens e mulheres com 55 anos ou mais.
Qualidade de vida, dignidade e novos horizontes
Os projetos desenvolvidos pela Giral oferecem uma programação diversificada voltada à qualidade de vida na terceira idade. Dentre as atividades, os idosos têm acesso a:
Segundo dados da ONG, mais de 100 idosos participaram e concluíram essas atividades ao longo do último ano em cidades como Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Pombos e Apoti.
Um momento de celebração e conquista social
Esta é a segunda edição consecutiva da Festa da Celebração da Vida, realizada com recursos próprios da Giral, reforçando o compromisso da instituição com a dignidade e o reconhecimento da população idosa.
A ida ao hotel representa mais que um passeio ou comemoração: é uma reparação simbólica e afetiva para pessoas que, ao longo da vida, não tiveram acesso a espaços de lazer e conforto, como é o caso de um hotel fazenda.
“Mais do que proporcionar um dia especial, o que a Giral está fazendo é dar visibilidade e reconhecimento a histórias de vida que, muitas vezes, foram invisibilizadas”, destacou um dos coordenadores do projeto.
Transformando vidas na maturidade
O evento desta quarta-feira mostra que o envelhecimento não precisa estar associado à exclusão social ou à estagnação, mas pode ser um momento de descobertas, aprendizados e experiências transformadoras.
Por meio dos projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem, a ONG Giral reforça a importância de políticas públicas e ações comunitárias voltadas à valorização dos idosos, promovendo o direito à cultura, ao lazer e à cidadania plena.